Snoopy (o personagem dos quadrinhos e desenho animado), outros brinquedos históricos e educativos, três manequins e até a Alexa, da Amazon, estão entre os 120 quilos de lembranças que serão levadas para à Lua durante a viagem da espaçonave Orion, que decolou na última quarta-feira (16).
A viagem em curso é a primeira parte dos planos da Agência Especial Norte-Americana (Nasa), que no futuro pretende levar mais pessoas à Lua, incluindo a primeira mulher e a primeira pessoa negra. Essa parte da missão não tem tripulação, mas serve para uma série de avaliações para o futuro, e cada item transportado tem um papel diferente nessa análise.
No assento do comandante de Orion estará o capitão Moonikin Campos, um manequim que pode coletar dados sobre o que futuras tripulações humanas podem experimentar em uma viagem lunar. O nome, escolhido em um concurso público, é uma homenagem a Arturo Campos, um gerente de subsistema de energia elétrica da Nasa que ajudou no retorno seguro da Apollo 13 à Terra.
O posto do comandante possui sensores instalados atrás do assento e do apoio de cabeça para rastrear a aceleração e a vibração durante a missão, que deve durar 25 dias. O manequim também usará o novo traje Orion Crew Survival System, projetado para os astronautas durante o lançamento e a reentrada com dois sensores de radiação.
Além do comandante, outros dois manequins de dorso feminino, batizados de Helga e Zohar, estão a bordo da Orion. Eles foram uma contribuição da Agência Espacial Europeia (ESA) para a missão. Zohar usará AstroRad, um colete de proteção contra radiação, para testar a eficácia da proteção para o caso de futuras tripulações encontrarem uma tempestade solar. Helga e Zohar são feitas de material que imita órgãos, ossos e tecido de uma mulher.
A Alexa estará junto para o passeio como uma demonstração de tecnologia desenvolvida entre Lockheed Martin, Amazon e Cisco. A demonstração técnica, chamada Callisto, apresenta versões reconfiguradas do dispositivo de assistente de voz da Amazon, e da plataforma de teleconferência WebEx da Cisco para testar o desempenho desses aplicativos no espaço.
Snoopy
O personagem criado por Charles M. Schulz está associado às missões da Nasa desde o programa Apollo, quando Schulz desenhou tiras de quadrinhos mostrando Snoopy na Lua.
O módulo lunar Apollo 10 recebeu o apelido de Snoopy porque seu trabalho era bisbilhotar e explorar o local de pouso da Apollo 11 na Lua, de acordo com a Nasa. Um urso de pelúcia Snoopy voou pela primeira vez para o espaço em 1990 a bordo do ônibus espacial Columbia.
Uma ponta de caneta usada por Schulz, do Museu e Centro de Pesquisa Charles M. Schulz em Santa Rosa, Califórnia, embrulhada em uma história em quadrinhos com tema espacial também é carregada. E um Snoopy de pelúcia, com uniforme da Nasa, é o indicador de gravidade zero.
A agência tem um longo histórico de uso de brinquedos no espaço como indicadores, que começam a flutuar assim que a espaçonave entra na gravidade zero.