Pela segunda vez, a Nasa cancelou o lançamento da missão Artemis I à Lua, prevista para as 15h17min deste sábado (3). O anúncio foi feito por volta de 12h20min. Um vazamento de hidrogênio líquido foi detectado durante o abastecimento de um dos tanques e não pôde ser solucionado, mesmo após horas de trabalho dos engenheiros.
"A missão #Artemis I à Lua foi adiada. As equipes tentaram corrigir um problema relacionado a um vazamento no hardware que transferia combustível para o foguete, mas não tiveram sucesso", informou a Nasa no Twitter.
Desde cedo, o foguete começou a apresentar problema de vazamento de hidrogênio líquido. A Nasa tentou solucionar de várias formas, mas, como o abastecimento do tanque do foguete estava atrasado, a agência espacial decidiu adiar o lançamento.
Segundo o chefe da Nasa, Bill Nelson, o foguete deverá voltar ao Vehicle Assembly Building (VAB), prédio onde se montam os veículos da agência, para analisar o que aconteceu.
Na segunda-feira, dia 29 de agosto, a primeira tentativa de fazer o lançamento da nave Orion foi cancelada. Naquele dia, também houve vazamento em um dos tanques, que foi controlado. Mas não foi possível baixar a temperatura do tanque ao nível ideal para o lançamento.
A próxima janela prevista originalmente para o lançamento é no dia 5 de setembro - o que a Nasa deve confirmar nas próximas horas.