A empresa Blue Origin, do empresário Jeff Bezos, tentou realizar na manhã desta segunda-feira (12) o primeiro voo não tripulado do ano com a espaçonave New Shepard. O lançamento ocorreu às 11h27min (horário de Brasília) no Launch Site One, no Texas, Estados Unidos. No entanto, devido à uma falha, o foguete caiu, e a missão não foi concretizada. De acordo com informações da empresa, a cápsula conseguiu se separar do restante do lançador. Com informações são do site da Nasa Space Flight.
A cápsula não tripulada carregava apenas material de pesquisa para um trabalho que faz parte da missão NS-23, que tem como objetivo transportar 36 cargas úteis, que estão a bordo da espaçonave, ao espaço, seguindo um trajetória suborbital. De acordo com o projeto, a ideia era levá-la acima do limite do espaço reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional, a uma altitude de 100 quilômetros acima da Terra.
A pouco mais de um minuto de voo, a falha em um propulsor do New Shepard provocou a ejeção de uma parte da cápsula, o booster Tail3. Em seguida, a cápsula entrou no modo de segurança e liberou o paraquedas, que proporcionou o seu pouso bem sucedido sobre o mar. O vídeo não mostra o que aconteceu com o lançador que caiu, publicou a empresa, e que, em caso de sucesso, deveria ter retornado e pousado suavemente.
"Mau funcionamento do lançador durante o voo não tripulado de hoje", anunciou primeiramente a empresa, antes de assinalar que o sistema de ejeção da cápsula funcionou como se esperava. "Não houve feridos", afirmou a Blue Origin.
O regulador da aviação civil dos Estados Unidos (FAA) anunciou a suspensão de qualquer nova decolagem enquanto uma investigação é realizada. "A cápsula pousou com segurança enquanto o foguete caiu no chão na zona de risco designada", divulgou a agência federal.
A 23ª missão da empresa de Bezos, que já chegou a tripular o primeiro voo da New Shepard, em julho de 2021, foi a quarta do ano para a Blue Origin. A agência considerou o ocorrido como um golpe duro para o turismo espacial.
Desde o primeiro lançamento da missão, foram transportados cerca de trinta pessoas ao espaço, como um passeio atrativo. No início de agosto de 2022, a empresa enviou com sucesso a primeira egípcia e o primeiro português para a órbita da Terra, afim de experimentarem como é viver sem a ausência de gravidade.