Porto Alegre tem 45 bairros com cobertura 5G quase dois meses depois da liberação do sinal. As informações são da Tim, Vivo e Claro e foram compiladas por GZH. (Veja o mapa abaixo). O cenário segue parecido ao registrado no dia em que a rede foi oficialmente inaugurada na Capital: no dia 29 de julho, eram 44 bairros contemplados.
A tecnologia apresenta maior velocidade onde é possível captar o sinal, conforme clientes ouvidos pela reportagem, mas ainda não está presente em todos os pontos da Capital.
Nesta quarta-feira (21), a Tim informou que irradia o sinal em 33 bairros porto-alegrenses; a Claro informou que trabalha em 12 e a Vivo, em 19. Assim, apenas a Vivo teve alterações desde o início das operações. À época, a companhia não informou os locais contemplados na cidade.
No entanto, um mapa no site da empresa indicava pelo menos 17. Na última atualização, a Vivo informou ter expandido a rede desde o início da operação e que hoje emite o sinal em 19 bairros.
A Capital tem 143 mil pontos autorizados para a instalação de antenas do 5G em todos os bairros, em locais como placas de rua, postes de iluminação, paradas de ônibus e relógios de rua. A colocação dos equipamentos 5G será feita conforme o plano de expansão da cobertura das operadoras.
Claro
A empresa informou que segue em fase de implantação da rede em Porto Alegre. Por isso, no momento, são 12 bairros onde o sinal da Claro irradia: Higienópolis, Moinhos de Vento, Jardim Europa, Boa Vista, Mont'Serrat, Auxiliadora, Bela Vista, Petrópolis, Três Figueiras, Rio Branco, Tristeza, Vila Assunção.
A empresa informou que o 5G+, marca adotada para se referir à nova rede, está disponível em 22 cidades do país.
Tim
De acordo com a Tim, os bairros contemplados com a tecnologia seguem os mesmos 33: Independência, Santana, Centro, Santa Tereza, Santo Antônio, Jardim Lindoia, Menino Deus, Cristo Redentor, Navegantes, Bom Jesus, Rubem Berta, Itu Sabará, Sarandi, Vila Ipiranga, Nonoai, Moinhos de Vento, Passo D'Areia, Partenon, Cidade Baixa, Humaitá, Santa Maria Goretti, São Sebastião, Bela Vista, Auxiliadora, São Geraldo, Cavalhada, Cascata, Alto Petrópolis, Petrópolis, Boa Vista, Floresta, Praia de Belas e Protásio Alves. Segundo a companhia, a expansão para outras áreas da Capital ocorrerá de acordo com a demanda do mercado.
Vivo
Está presente em 19 bairros porto-alegrenses: Auxiliadora, Bela Vista, Bom Fim, Centro, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Higienópolis, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Mont'Serrat, Petrópolis, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São Geraldo, São João e Três Figueiras. No início da operação, em julho, a empresa não informou os bairros contemplados, mas, em resposta à reportagem, afirmou que a rede foi expandida desde aquele momento.
O que é o 5G?
O 5G é a quinta geração de rede de internet móvel. A expectativa é que ela seja mais veloz para downloads e uploads, tenha cobertura mais ampla e conexões mais estáveis do que o 4G. Essa conexão é diferente da disponível hoje em cidades brasileiras, chamada de 5G DSS.
Além disso, o 5G permite que mais aparelhos se conectem de forma simultânea à rede: é esperado que um milhão de dispositivos se conectem a cada quilômetro quadrado, com a expansão do sinal. Além da internet móvel, a tecnologia ampliará a conexão de novos mercados, como é o caso da indústria 4.0, agricultura de precisão e carros autônomos, por exemplo.
Em teoria, a rede 4G, que segue sendo utilizada em locais sem 5G ou em aparelhos que não são preparados para a nova tecnologia, é capaz de atingir a velocidade de 1 Gbps (gigabit por segundo), o que não ocorre no uso diário dos celulares. O 5G pode chegar a 20 Gbps, no melhor dos cenários da conexão, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).