A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) anunciou via redes sociais no dia 27 de julho que adicionou dois helicópteros em projeto de missão de coleta de amostras de Marte. Os dois veículos espaciais serão utilizados caso a sonda Perseverance, que chegou ao planeta vermelho em fevereiro do ano passado, apresente alguma falha. As informações são da Nasa.
De acordo com o novo projeto, a sonda espacial Perseverance levará amostras de Marte para um módulo de pouso. Em seguida, um braço robótico, fornecido pela Agência Espacial Europeia (ESA), carregará o material coletado em um veículo de subida. Se houver alguma falha nas tecnologias, os helicópteros serão acionados para recuperação das amostras armazenadas na superfície do planeta vermelho.
Os especialistas utilizaram o projeto do helicóptero Ingenuity, que carregou a sonda Perseverance e já realizou 29 voos a Marte, como base para o planejamento da nova missão. As mudanças propostas incluem o refino da arquitetura e procedimentos para devolução das amostras ao planeta vermelho, que atualmente estão sendo coletadas na cratera de Jazero, em Marte, pela Perseverance.
Segundo a agência espacial, chegou ao fim a fase de revisão dos requisitos do sistema para o Programa de Retorno de Amostras de Marte. Além disso, a etapa conceitual do projeto está quase finalizada.
Para os astrônomos da Nasa, as mudanças ajudarão a reduzir a complexidade de futuras missões espaciais e aumentarão a probabilidade de sucesso. A equipe envolvida revelou que o andamento do projeto só foi possível graças aos ótimos desempenhos da sonda Perseverance e do helicóptero Ingenuity.
Como a sonda é o principal meio de transporte das amostras, os pesquisadores tiveram que realizar estudos sobre sua longevidade. Os resultados demonstraram que o tempo útil previsto da tecnologia permitirá que ela cumpra a missão.
Chegada das amostras
Segundo estimativa da Nasa, as sondas Earth Return e Sample Retrieval Lander deverão ser enviadas à Marte entre o outono de 2027 e o verão de 2028 (estações com base no hemisfério norte) para apoiar o trabalho realizado pela sonda Perseverance. A estimativa é de que as amostras coletadas no planeta vermelho por essas tecnologias cheguem à Terra somente em 2033.
Vale lembrar que a missão de coleta de amostras à Marte e de retorno do material ao planeta vermelho é uma parceria entre a Nasa e a ESA. A Agência Espacial Europeia ficou responsável pelo desenvolvimento da sonda Earth Return e do braço mecânico de transferência de amostras que levará o material até o Orbiting Sample Container.
Os acordos entre as duas agências devem ser formalizados no próximo ano. Enquanto isso, a Nasa e ESA estão realizando com frequência algumas reuniões. A próxima está prevista para setembro.