Correção: não é preciso trocar o chip para acessar o 5G da Claro, diferente do informado entre 10h38min de 21 de julho e 10h08min de 26 de julho. O texto já foi corrigido.
O 5G, a quinta geração de internet móvel, deve estar disponível em todas as capitais brasileiras até setembro. No momento, apenas Brasília já tem a conexão.
Em Porto Alegre, a tecnologia será liberada até o dia 29 de julho. Claro, Vivo e Tim são as operadoras autorizadas a operar na faixa, também chamada de 5G SA, Standalone ou "5G pura".
Interessados na adesão à conexão devem ter atenção a duas situações. A primeira delas é ao modelo de celular que suporta o 5G. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no momento, 67 aparelhos que suportam a tecnologia e foram homologados pela agência no país.
Outra situação é quanto aos planos das operadoras que oferecerão o serviço na Capital e aos chips utilizados pelos clientes. Por isso, GZH reuniu informações iniciais sobre o que muda para os usuários da Vivo, Tim e Claro que desejam ter o acesso ao 5G no celular.
Vivo
De acordo com a empresa, os clientes com chip 4G já têm acesso ao 5G. Além disso, nas regiões com cobertura, a conexão será automática e, por isso, o ícone 5G aparecerá na tela do aparelho. A Vivo diz possuir um portfólio com 47 aparelhos homologados compatíveis nas frequências de 3,5GHz e 2,3GHz. Por isso, para usar o 5G da Vivo, basta ter um plano móvel da operadora e um aparelho compatível com a tecnologia. A empresa ainda não informou se haverá aumento de custo do plano para a nova conexão na Capital.
Claro
A Claro adotou a marca 5G+ para se referir à rede nas novas frequências. Conforme a empresa, a adoção do 5G+ não vai exigir nenhuma alteração de contrato. Qualquer cliente com plano, aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao 5G+ sem necessidade de mudar de plano ou de chip.
A expectativa inicial é do alcance de velocidades entre 600 Mbps e 800 Mbps, chegando até 1 Gbps. Por fim, a 5G DSS, considerada uma rede de transição entre o 4G e 5G, continuará disponível aos clientes em Porto Alegre.
Tim
Segundo a Tim, não será necessário trocar o chip, mas o cliente precisará ter um smartphone compatível com a nova tecnologia. Clientes do pós-pago TIM Black e TIM Black Família terão um pacote para “turbinar” os planos com mais 50GB de internet e navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de vídeo ao vivo com foco em games.
A empresa afirma que 14 modelos de smartphones suportam a tecnologia 5G pura. Da Samsung são: Galaxy Z Flip 3, Galaxy Fold 3, Galaxy S22, Galaxy S22 Plus, Galaxy S22 Ultra, Galaxy A73 5G, Galaxy S21, Galaxy S21 Plus e Galaxy S21 Ultra. Da Motorola: Moto G200, Edge 20, Edge 30, Edge 30 Pro, Moto G82.