Após ter começado por Brasília, o 5G passará a chegar a outras capitais nas próximas semanas. A expectativa é grande para a melhora no serviço de internet, mas também pelas contrapartidas que levarão sinal - mesmo que ainda de 4G - a locais que ainda não têm. Superintendente de Outorgas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vinicius Caram falou à Rádio Gaúcha sobre o cronograma. Confira trechos abaixo:
Tem data para o 5G começar em Porto Alegre?
Não temos uma data ainda. Nossa previsão é final de julho. Porto Alegre está contemplada como prioritária. Não podemos cravar data porque temos que receber equipamentos importados para colocar no sistema de radiodifusão para evitar que sistemas abertos, como Record, Globo, SBT e as demais âncoras, tenham problema. A previsão é de que cheguem nesta sexta-feira (15) para fazermos as instalações na semana que vem. Aí, teremos uma data.
O que o usuário sentirá quando o 5G começar na capital gaúcha?
Quem tem um dos 69 aparelhos compatíveis terá uma experiência muito melhor de download para baixar e assistir filmes, comunicações em redes sociais, upload, de encaminhar fotos e vídeos, assim como games e tantos outros potenciais para a indústria, a educação. Será catalisador da revolução digital, proporcionando novas soluções, novos empregos e oportunidades. Não posso deixar de enaltecer Porto Alegre, que é uma das poucas cidades que fizeram uma lei para beneficiar a entrada das antenas, o que ajudou na escolha da cidade. Pulou muito no ranking de Cidade Amiga da Internet.
Quais serão as próximas cidades do Rio Grande do Sul na lista?
Temos um cronograma de cidades com mais de 500 mil habitantes até 2025, mais de 200 mil até 2026, mais de 100 mil até 2027 e as demais até 2028. Mas será antecipado. Tenho aqui, após Porto Alegre, as cidades de Alvorada, Viamão, São Leopoldo, Santa Maria, Rio Grande, Pelotas, Passo Fundo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Gravataí e Canoas. Logo, tem também Bagé, Bento Gonçalves e Cachoeirinha.
E as contrapartidas de melhoras do 4G que foram exigidas no leilão de 5G, incluindo locais que não têm internet e rodovias?
Há várias contrapartidas. A Winity, por exemplo, levará internet a Vila Santana (Cambará do Sul), Pratos (Novo Machado), Granja Getúlio Vargas (Palmares do Sul), Pedreira do Monte Bonito (Pelotas) e Ilha da Torotama (Rio Grande). A Claro, por exemplo, levará a 616 localidades.
Ouça a entrevista no SoundCloud:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.