Mais de 1,3 mil vagas estão abertas para formação gratuita em tecnologia da informação (TI). São aulas online, direcionadas a qualquer pessoa com mais de 15 anos. O projeto é do movimento não governamental e sem fins lucrativos +praTi, mantido por mais de 40 empresas. Entre elas, estão das tradicionais Randon e Gerdau até as nativas digitais, como a Zallpy.
Não é a primeira edição do programa. Até agora, cem participantes foram empregados pelas empresas mantenedoras do +praTi, disse o líder do Comitê de Produto, Gediel Luchetta, em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha (ouça a íntegra no final da coluna).
O foco é capacitar jovens e adultos para ingressarem no mercado de TI, mas também aprimorar quem já trabalha na área. As áreas de formação são:
Desenvolvimento Front-End: Do Zero ao Primeiro Site - ensina a fazer páginas na web
Informática profissional - para quem tem pouco conhecimento e deseja aprimorar as habilidades e o currículo
Introdução à programação - ensina códigos para ingresso em profissões de tecnologia da informação, o que é obrigatório para avançar em Java
Desenvolvedor Java - foco total em programação
As inscrições para as bolsas podem ser feitas no site do projeto +praTi, que, no entanto, tem apresentado instabilidade. Para acompanhar as aulas, é preciso ter um computador.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.