Além de melhorar as conexões nos dispositivos móveis, o 5G é aguardado como um meio de melhorar o sinal de internet em pontos do território brasileiro onde moradores ainda não têm acesso a redes de dados 4G.
Locais de 391 municípios brasileiros devem receber investimentos na tecnologia atual, a 4G, de acordo com um levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) compilado pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel). A associação diz que no Rio Grande do Sul há 61 municípios nessa situação (veja lista abaixo).
O edital do 5G determina a implementação do 4G em locais que ainda não contam com acesso à rede como uma das obrigações das empresas que venceram o leilão do setor em 2021.
A tecnologia é a quinta geração de rede de internet móvel. A expectativa é que ela seja mais veloz, tenha cobertura mais ampla e conexões mais estáveis do que o 4G. Além da internet, a tecnologia ampliará a conexão de novos mercados, como é o caso da indústria 4.0, agricultura de precisão e carros autônomos, por exemplo, que poderão ser integrados por meio da rede.
De acordo com o professor do curso de Ciência da Computação da Universidade Feevale Vandersilvio da Silva, o 5G será capaz de "pular" a necessidade da presença da tecnologia anterior, o que pode beneficiar os pontos sem cobertura de internet móvel no país.
— É possível, em um local onde não existe o 4G, colocar diretamente o 5G, por meio de infraestrutura cabeada até as antenas, por exemplo, para levar uma conexão de fibra óptica até os equipamentos 5G — explica.
A nova tecnologia tem outras vantagens no processo de expansão da rede.
Uma delas é quanto à estrutura e o processo de instalação, que são mais "rápidos" e "simples", além de ter um custo inferior, acrescenta o especialista:
— A tecnologia (do 5G) é mais complexa, mas o equipamento é simples. As antenas podem ser colocadas em placas de rua, em paradas de ônibus, em banca de jornal. É um equipamento mais econômico do que as antenas de 4G. Por isso, é também mais fácil de ser ampliada a área de cobertura — afirma.
A velocidade no recebimento de dados será um dos pontos mais atrativos para os usuários. Em teoria, a rede 4G é capaz de atingir a velocidade de 1 Gbps (um gigabit por segundo), o que não ocorre no uso diário dos celulares. Estudos indicam que a média de velocidade da tecnologia no Brasil seja por volta dos 17 Mbps (megabit por segundo). Com o 5G, a expectativa é atingir velocidade máxima 20 vezes maior em relação ao 4G, o que significa 20 Gbps, no melhor dos cenários da rede.
Hoje, o 5G já está em funcionamento em Brasília. Porto Alegre deve ser uma das primeiras cidades a receber a tecnologia até o fim deste mês, conforme disse à Rádio Gaúcha o Superintendente de Outorgas da Anatal, Vinicius Caram. É esperado que a rede esteja liberadas em todas as capitais até setembro.
— Em Porto Alegre há uma facilidade de licenciamento (para a instalação de antenas) em um dia. Em outras cidades, esse processo pode demorar até dois anos. É uma das razões de ser uma das primeiras capitais do Brasil a ter o 5G — conclui o professor da Feevale.
Na primeira fase da implementação, as operadoras devem instalar uma antena de 5G a cada 100 mil habitantes nas capitais. Por isso, seriam ao menos 15 em Porto Alegre. A Capital tem hoje a rede 5G DSS, mas que não entrega todo o potencial de uma rede 5G e é vista, por especialistas, como uma transição entre o 4G e o 5G.
Municípios do RS que necessitam receber investimentos na rede 4G, segundo a Anatel
Almirante Tamandaré Do Sul
Alto Alegre
Ametista Do Sul
Áurea
Barra Funda
Bento Gonçalves
Boa Vista Das Missões
Boa Vista Do Cadeado
Boa Vista Do Sul
Bom Princípio
Camargo
Caseiros
Cerro Grande Do Sul
Charrua
Colinas
Colorado
Coronel Barros
Cruzaltense
David Canabarro
Dilermando De Aguiar
Herveiras
Hulha Negra
Ibiaçá
Ilópolis
Jacutinga
Jaquirana
Lagoão
Maratá
Marcelino Ramos
Mato Castelhano
Miraguaí
Monte Belo Do Sul
Muçum
Muliterno
Nova Bréscia
Nova Petrópolis
Nova Ramada
Palmitinho
Picada Café
Pinhal Grande
Piratini
Porto Mauá
Quinze De Novembro
Riozinho
São João Da Urtiga
São José Do Inhacorá
São José Do Sul
São José Dos Ausentes
São Valentim
São Vendelino
Sério
Severiano De Almeida
Taquaruçu Do Sul
Tio Hugo
Três Arroios
União Da Serra
Unistalda
Vale Real
Vale Verde
Vila Lângaro
Vitória Das Missões