A Nasa adiou mais uma vez o lançamento da missão Capstone, que tem como objetivo viajar rumo à Lua para ajudar nos estudos que precedem o novo envio de astronautas ao satélite natural da Terra.
O foco da missão é verificar a estabilidade de uma órbita circular, quase retilínea, ao redor da Lua. O modelo deverá ser seguido no futuro pelos astronautas a bordo da missão. A agência espacial americana solicitou mais tempo para fazer as devidas verificações no foguete que levará a cápsula ao espaço.
O adiamento será de apenas um dia, ou seja, ao invés de ser enviado à Lua nesta segunda-feira (27), como previsto, o lançamento ocorrerá na terça-feira (28). Dessa forma, a busca por mandar profissionais à Lua em 2025 ou 2026 continua, segundo o portal Space.
— A Nasa, a Rocket Lab e a Advanced Space estão se afastando da tentativa de lançamento de 27 de junho para a missão Capstone à Lua, para permitir que a Rocket Lab realize as verificações finais de sistemas — informou a agência americana, na noite de domingo (26).
É importante ressaltar que, apesar da nova data, o lançamento do cubo poderá ser novamente adiado pela agência.
Segundo a Nasa, a missão pode ser atrasada para qualquer dia antes de 27 de julho. A única garantia feita pela companhia espacial é de que a missão chegará à Lua até novembro deste ano.
A missão Capstone tem como objetivo auxiliar o processo de envio de astronautas à Lua nos próximos anos, sendo um primeiro passo dentro do projeto Artemis, principal missão tripulada da Nasa no quesito de exploração do satélite natural.