Moradores do Pará se surpreenderam no fim da tarde de quarta-feira (22) após avistarem no céu um clarão misterioso. O momento foi registrado em vídeos e viralizou nas redes sociais. Com isso, surgiram várias teorias sobre o que teria ocasionado o fenômeno.
Nas imagens divulgadas por diversos internautas, é possível observar um objeto ascendendo ao céu, deixando um rastro de fumaça. O clarão ficou ainda mais perceptível devido ao pôr do Sol.
Uma das hipóteses dos observadores era de que o fenômeno tivesse relação com os restos de um meteoro. Há também quem buscou a explicação por meio de teorias conspiratórias, como a de que o clarão tratava-se de uma nave espacial.
Uma das histórias sobre o fenômeno que mais viralizou diz respeito a uma lenda comum no Pará sobre um "portal onde os chupas chupas (extraterrestres) transitavam".
A lenda dos chupa chupa é famosa no nordeste e fez com que a cidade ficasse conhecida como "a terra dos extraterrestres que ganharam o nome de chupa chupa". A atmosfera marcada pela ufologia fez com que a região se tornasse atração turística por conta disso e o tema é amplamente utilizado no carnaval.
Foguete Ariane 5
A hipótese mais viável e amparada pelos especialistas é de que o clarão tenha sido ocasionado pelo foguete Ariane 5, que faz parte de uma missão da Agência Espacial Europeia (ESA).
O lançamento do foguete ocorreu às 18h50min de quarta-feira (22) no Centro Espacial Kourou, na Guiana Francesa. A missão tem como objetivo levar satélites à órbita da Terra.