No amanhecer desta sexta-feira (24), o céu registrará um encontro digno de levantar da cama antes do amanhecer. Não é para menos: o fenômeno, que é considerado raro, acontecerá de novo somente em 2040. Trata-se do alinhamento no céu de cinco planetas do Sistema Solar, que poderá ser visto a olho nu, em locais onde as condições climáticas permitirem.
Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estarão juntos no céu, ainda, com Lua, que no alinhamento estará entre Vênus e Marte. De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, diretor da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) na região sul e proprietário do Observatório Heller & Jung, a ordem de visualização é Saturno, Júpiter, Marte, Vênus e Mercúrio, e a visualização mais difícil é a de Mercúrio.
— Na verdade será um alinhamento de sete planetas, pois Netuno e Urano também se juntarão a este alinhamento. Mas estes dois planetas são muito pequenos e infelizmente não poderão ser vistos — explica Jung.
De acordo com o especialista, o alinhamento ocorre quando os planetas se alinham em fileira em um dos lados do Sol ao mesmo tempo. A luz solar ilumina os planetas, tornando-os visíveis. O fenômeno não é simples: exige, ainda, que as órbitas dos planetas e da Lua estejam favoráveis para receber esta iluminação do Sol.
O encontro durará oito horas, começando às 21h56min, com o Saturno aparecendo no horizonte, ao leste, e encerra-se às 6h11min, com Mercúrio surgindo também no teste. O melhor horário para observação é cerca de uma hora antes do amanhecer.
— Não há impacto algum em nosso sistema solar, muito menos na vida das pessoas. Não existem impactos climáticos quando isto ocorre. A não ser um impacto pela beleza da visualização. Muitas pessoas podem não ver mais se caso não observarem em 2022. O próximo será somente em 2040 — destaca o proprietário do Observatório Heller & Jung.
Visibilidade
O Rio Grande do Sul não terá sorte para acompanhar o fenômeno. As instabilidades presentes no Estado nesta semana irão prejudicar a visibilidade. De acordo com a Climatempo, há previsão de muitas nuvens para a madrugada e manhã da sexta-feira, formando um tempo nublado. A exceção poderá ser a região do extremo Sul, próximo à Santa Vitória do Palmar, onde o céu ficará parcialmente nublado e não totalmente coberto, como as demais áreas.