Enquanto o Brasil ainda vê um lento avanço do 5G no país, o desenvolvimento da internet 6G já está sendo planejado e a tecnologia pode ser lançada até 2030. A China Mobile, maior operadora de telefonia do mundo, divulgou um estudo que propõe a implementação da internet 6G para a próxima geração.
A busca pelo desenvolvimento da internet 6G também está sendo trabalhada por empresas de países como Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão. A expectativa dos especialistas é de que a infraestrutura da rede, que prevê ganhos de velocidade de até cem vezes em relação ao 5G, chegue ao mercado nos próximos oito anos.
Enquanto as companhias especializadas buscam aperfeiçoar a próxima geração de banda-larga, o 5G continuará sua expansão pelo mundo, inclusive em território brasileiro.
O 5G caminha a passos largos para um maior alcance da população brasileira. O mapa global de cobertura de redes móveis celulares da nPerf mostra que grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro ainda têm áreas limitadas de conexão.
O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) está desenvolvendo um projeto para que haja estudos sobre a internet 6G no Brasil. A pesquisa é uma parceria do órgão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.