Na noite de domingo (15) para segunda-feira (16), um eclipse lunar total será visível em todo o Brasil. O fenômeno ocorre qundo o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados. Assim, o satélite ficará às escuras, sem o brilho comum da fase cheia, pois a sombra da Terra será projetada sobre a Lua. O próximo evento do gênero a ser visível no país só acontecerá em 2025.
O eclipse lunar total terá início às 23h27min deste domingo, e o fim está previsto para as 3h50min desta segunda-feira (16). O ápice correrá por volta de 1h11min, quando a Lua apresentará tonalidade vermelha, fenômeno conhecido como "Lua de Sangue".
O Brasil está em uma posição privilegiada para acompanhar o eclipse lunar, mas a visibilidade do evento será prejudicada ou mesmo inviabilizada em muitas áreas do país por causa da nebulosidade.
Onde e como observar:
Conforme a Climatempo, nuvens que se formam com a grande disponibilidade de calor e de umidade se espalham pelo Norte e Nordeste do país. E a frente fria que chega ao Rio Grande do Sul e a outros Estados da Região Sul estará presente também no Sudeste do Brasil. Espera-se que os melhores pontos para observar o fenômeno estejam do Centro do país.
O fenômeno deve ser de difícil visualização na maioria dos municípios do Rio Grande do Sul. De acordo com a Climatempo, isso ocorrerá devido à nebulosidade causada por uma frente fria que chega ao Estado neste fim de semana.
Como exceção, cidades da Fronteira Oeste do RS devem registrar poucas nuvens no momento do fenômeno, o que permitirá a visualização. Localidades na Campanha, no Centro, nas Missões e na Fronteira Noroeste do Estado também terão nuvens, mas se espera alguma brecha para se acompanhar o eclipse lunar.
Não é preciso qualquer proteção ou instrumento especial para observar. Basta olhar diretamente para a Lua.