Depois de 20 anos, a Apple comunicou nesta terça-feira (10) que vai aposentar o iPod, seu famoso tocador de áudio e vídeo. A versão mais recente do aparelho foi lançada em 2019, tem tela sensível ao toque e possui App Store e aplicativos FaceTime e Mensagens.
A fabricante comunicou que o aparelho ficará disponível até acabarem os estoques. Quando o iPod foi lançado, há 20 anos, transformou a forma como as pessoas ouviam música.
— A música sempre foi parte central da Apple, e levar milhões de músicas a usuários da maneira que o iPod fez, impactou mais do que a indústria da música: redefiniu como ela é descoberta, ouvida e compartilhada — disse Greg Joswiak, vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple.
Com os streaming de música e os smartphones, o iPod perdeu a popularidade ao longo do tempo. Segundo a Apple, o melhor jeito de ouvir música agora é pelo iPhone, que foi lançado em 2007.
O iPod original foi lançado em 23 de outubro de 2001 e foi o primeiro MP3 player a incluir mil músicas e uma bateria de 10 horas. Em 2004 foi lançado o iPod mini, que tinha um design menor.
O iPod nano (2ª geração) veio em 2006, com uma tela colorida brilhante, seis cores e até 24 horas de duração da bateria. Esse aparelho possibilitava até 2 mil músicas. O iPod touch foi lançado em 2007, trouxe a interface Multi-Touch . Esse foi o primeiro iPod com Wi-Fi.
Mais tarde, em 2012, veio o iPod nano (7ª geração), para ser o iPod mais fino até hoje, com apenas 5,4 mm. Em 2015 o iPod shuffle trouxe um aparelho com 15 horas de duração da bateria, 2 GB de armazenamento para centenas de músicas e um botão VoiceOver para ouvir o título de uma música, nome de lista de reprodução ou estado da bateria.
O último lançamento foi o iPod touch (7ª geração), lançado em 28 de maio de2019, que permitia experiências de realidade aumentada e Group FaceTime, além de 256 GB de armazenamento.