A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) identificou recentemente em uma sequência de fotos que há uma pedra "marciana" de tamanho mediano presa em uma das rodas do rover Perseverance – robô que faz parte da Missão Mars 2020 e está no planeta vermelho desde o início de 2021. Os registros foram feitos entre os meses de fevereiro e março deste ano.
A captura das imagens foi realizada por uma câmera HazCam, que fica localizada na zona frontal esquerda do robô. O primeiro registro data de 6 de fevereiro. Depois, uma nova fotografia de 25 de fevereiro mostrou que a pedra continuava presa ao rover, mas com tamanho menor, devido ao desgaste.
O registro mais recente foi feito no dia 2 de março. Com essa nova fotografia, os astrônomos identificaram algumas características do objeto "invasor", como uma lasca crescente na estrutura da rocha e o fato dela estar coberta de poeira marciana. Além disso, sua localização na parte interna do Perseverance indicou que ela continuava no mesmo lugar.
Os astrônomos perceberam que, apesar da rocha estar presa em uma das rodas do robô, ela não atrapalhou o seu desempenho. Em fevereiro, inclusive, o veículo quebrou um recorde ao alcançar a marca de maior distância percorrida em um único "Sol" em Marte, com o total de 245,76 metros. Antes, o título pertencia ao rover Opportunity, que havia percorrido 214 metros em um único dia em 2015.
A Nasa disponibilizou as imagens em uma galeria em seu site oficial. O primeiro registro que foi publicado em final de fevereiro, foi selecionado por comentário público como a "imagem da semana".
O Perseverance
O rover Perseverance, que estava a bordo do foguete Atlas V-541, foi lançado ao espaço em 30 de julho de 2020 a uma velocidade de 39,6 mil km/h e chegou na órbita de Marte em 18 de fevereiro de 2021. O robô faz parte da Missão Mars 2020, que entre seus objetivos está investigar sinais de possível existência de vida microbiana em Marte, coletar amostras de rochas e do solo marciano e testar a produção de oxigênio pela atmosfera do planeta.
O robô carrega seis câmeras de detecção de perigo — chamadas de HazCams — que foram desenvolvidas por cientistas da Nasa. Quatro delas ficam localizadas na parte frontal e duas na traseira. Os engenheiros também utilizam as frontais para ver para onde mover o braço robótico do rover para fazer medições, tirar fotos e coletar as amostras de solo e rochas.
As rodas do Perseverance são feitas de alumínio e contam com estruturas projetadas que facilitam a locomoção do veículo no terreno irregular, rochoso e repleto de poeira na cratera Jezero, em Marte. Elas têm diâmetro de 52,5 cm e foram feitas com um design moderno e semelhante ao das rodas do rover Curiosity.