Uma equipe de estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade de Surrey, na Inglaterra, desenvolveram um supercapacitor flexível e elástico. O dispositivo, que serve par armazenar eletricidade, também tem baixo custo, o que pode ser um atrativo para chegar mais rápido às indústrias. Os resultados da pesquisa foram compilados em um artigo científico que foi publicado na Revista Nanoscale.
O trabalho inicial da pesquisa foi realizado por Raphael Balboni, no Instituto de Tecnologia Avançada da Universidade de Surrey, e contou com a orientação do professor Ravi Silva e participação de alunos da instituição inglesa. Lá, o estudante pesquisou o crescimento e a caracterização dos nanomateriais de carbono. Em seguida, Raphael continuou a pesquisa na UFPel, com supervisão do docente Neftali Carreño, e com o apoio de outros estudantes da universidade gaúcha. Graduandos da Engenharia de Materiais da UFRGS também colaboraram com o projeto.
A construção do supercapacitor começou com a fabricação de matrizes de nanotubos de carbono alinhadas sobre uma pastilha de silício. Em seguida, essas matrizes foram transferidas para uma camada do polímero polidimetilsiloxano (PMDS). A nova estrutura formada foi revestida com polianilina (PANI), responsável pelo armazenamento de energia por meio de um mecanismo chamado de pseudocapacitância.
O objeto funciona bem, tem excelentes propriedades de armazenamento de energia e excepcional integridade mecânica. De acordo com o professor Ravi Silva, da Universidade de Surrey, os supercapacitores são essenciais para garantir que as tecnologias 5G e 6G atinjam todo seu potencial. Com isso, haverá o aumento da vida útil das tecnologias de consumo. No caso de o material ser utilizado em carros autônomos e sensores inteligentes assistidos por inteligência artificial, haverá uma considerável economia de energia.
— É por isso que é importante criarmos uma maneira de baixo custo e ambientalmente amigável para produzir essa tecnologia de armazenamento de energia incrivelmente promissora. O futuro certamente é brilhante para os supercapacitores — explicou Ravi para um veículo de comunicação da Inglaterra.
O que é um supercapacitor?
Um supercapacitor é um dispositivo de armazenamento de eletricidade. Este material pode ser comparado a uma bateria, com a diferença de que ele capta e libera muito mais eletricidade e de forma mais rápida.
A tecnologia é um dispositivo perfeito para ser integrado em aparelhos da internet das coisas, tecidos eletrônicos e em objetos eletrônicos de forma geral.