A última madrugada de 2021 foi iluminada pela breve passagem de um meteoro no céu de Cambará do Sul, na serra gaúcha. Com menos de meio segundo de duração, o fenômeno foi registrado pelas câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara, por volta da 1h desta sexta-feira (31).
De acordo com o professor e diretor do observatório, Carlos Fernando Jung, a análise do registro mostra que o meteoro durou 0,467 segundo desde sua entrada na atmosfera, à cem quilômetros de altitude, até sua extinção. Ele explica que o fenômeno da madrugada não tem uma classificação:
— Isso significa que é um fragmento de um corpo celeste maior ainda não conhecido.
Jung também destaca que o registro foi possível graças a um equipamento instalado no observatório em dezembro. O novo sistema, composto por duas câmeras com campos de visão de 11,43° e 5,45°, é capaz de registrar e monitorar a passagem e a queda de satélites e de lixo espacial no céu do Rio Grande do Sul.
— A câmera que efetuou o registro (desta sexta) possui apenas um campo de visão de 5,45°. Este recurso agora também permite o registro de meteoros com mais detalhes — comenta.