O céu do Rio Grande do Sul registrou um evento raro na madrugada de segunda-feira (30): a queda de um meteoro com 12,866 segundos de duração. O fenômeno foi o mais longo já capturado pelas câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara, desde sua implementação, em 2016.
De acordo com o professor e diretor do observatório, Carlos Fernando Jung, o percurso do meteoro foi tão extenso que chegou a ser registrado em duas câmeras em sequência (confira no vídeo). Ele explica que a passagem ocorreu às 0h35min, tendo início no equipamento que cobre a região leste do Estado e término na câmera voltada ao nordeste.
Quedas de meteoros costumam durar, em média, entre um e dois segundos, destaca Jung. O evento registrado na segunda ingressou na atmosfera a 101,1 quilômetros de altitude e foi extinto a 82,5 quilômetros. Sua magnitude foi de 1.38.
Nesta terça-feira, um fireball
Na madrugada desta terça-feira (31), o Observatório Espacial Heller & Jung registrou mais um evento no céu no RS. O meteoro com brilho de alta intensidade, chamado de fireball, explodiu sobre a região de Caxias do Sul, na serra gaúcha, às 01h47min.
Segundo as análises do observatório, o meteoro entrou na atmosfera a 100,4 quilômetros e explodiu a 82 quilômetros. O evento teve duração de 0,707 segundos e magnitude de -6.7.
— Fireball é um meteoro com magnitude igual ou superior a -4. Quanto mais negativa a magnitude, maior o brilho — esclarece o professor Carlos Fernando Jung.