A fotografia do que parece ser um cubo, registrada pela sonda chinesa Yutu-2 no lado oculto da Lua, gerou uma série de especulações e memes entre usuários chineses na internet.
O objeto visto no horizonte da imagem fica a cerca de 80 metros da localização da sonda, segundo informa o site de ciência do governo chinês Our Space, citando que o último registro do equipamento foi feito em 3 de dezembro.
Segundo o portal, o estranho objeto provavelmente é uma pedra lunar, mas isso só poderá ser comprovado quando a Yutu-2 chegar ao local para "olhar" mais de perto. O robô, que é movido a energia solar, deve cobrir a distância de 80 metros de dois a três dias lunares — equivalente a dois ou três meses terrestres.
Em fevereiro deste ano, a sonda identificou outro objeto que chamou a atenção da comunidade cientifica. Na ocasião, uma rocha pontiaguda foi encontrada durante o 26º dia lunar (equivalente a 27 dias terrestres) da missão do robô.
Segundo a publicação, feita em 6 de fevereiro, a agência espacial chinesa concordou em conduzir o rover até a rocha e usar um instrumento chamado VNIS (espectrômetro visível e em infravermelho próximo, na sigla em português) para analisar sua composição.
Angulosa e alongada, a rocha se projeta do solo como um "marco de milha", usado em antigas estradas romanas para marcar localização, e se destaca em relação ao terreno ao redor.
O rover robótico está operando na cratera Von Karman na Bacia do Pólo Sul-Aitken desde sua chegada na Lua, em janeiro de 2019.