O popular jogo multiplataforma Minecraft atingiu a marca histórica de 1 trilhão de visualizações no YouTube, tornando-se o primeiro jogo a atingir esse patamar. O número reúne a soma de todos os vídeos do game que está no ar há 12 anos. São mais de 35 mil criadores de conteúdo em 150 países. Além disso, todos os meses há 140 milhões de jogadores ativos.
Em comemoração, pelas próximas 24 horas, a página inicial do Youtube estará decorada com um novo logotipo, celebrando o game e seus criadores - como muitos internautas puderam notar nesta terça-feira (15).
O YouTube divulgou ainda gráficos interativos em uma página especial sobre o game em que vários dados podem ser conferidos. A plataforma mostra quanto cada usuário contribuiu nesse montante de um trilhão de visualizações e divide o conteúdo por localidade (com o Brasil entre os destaques) e por tipo de vídeo, de paródias a role-play.
“Atingir a marca de um trilhão de visualizações em vídeos de Minecraft não teria acontecido sem os esforços coletivos de dezenas de milhares de criadores jogando, experimentando, transmitindo e publicando vídeos de Minecraft. Analisando mais de uma década de dados, conseguimos reunir uma linha do tempo com alguns dos criadores mais impactantes desde o primeiro dia”, destacou o YouTube.
O Minecraft é um jogo de sobrevivência e não tem um objetivo específico. Assim, nele, os jogadores têm liberdade para escolher o que fazer, podendo recriar cenários ou construir algo. O game pode ser acessado através de computadores, celulares, tablets e Xbox. Lançado em 2009 pela empresa sueca Mojang, foi adquirido pela Microsoft, em 2014, por US$ 2,5 bilhões.
De acordo com uma lista elaborada pelo portal Screen Rant, em 2021, Minecraft atingiu a marca de 238 milhões de cópias vendidas, sendo o segundo jogo mais vendido de todos os tempos – perdendo apenas para o clássico Tetris, com 500 milhões.
Outra marca histórica divulgada pelo YouTube ocorreu em 2012, quando o cantor sul-coreano Psy foi o primeiro a atingir 1 bilhão de visualizações em um mesmo vídeo.