O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou em sua conta oficial no Twitter que está em tratativas com o bilionário da tecnologia Elon Musk, à frente das empresas SpaceX, companhia espacial por trás do projeto Starlink, e Tesla. O intuito da negociação, conforme o titular da pasta, é uma parceria para conectar escolas rurais e proteger a Amazônia.
"Estamos a caminho de Austin (cidade no Texas, Estados Unidos) para uma reunião com Elon Musk, inventor e CEO da SpaceX, Starlink e Tesla. Iremos tratar sobre parceria com o Brasil. Ampliação de conectividade e proteção da Amazônia é um esforço do governo de Jair Bolsonaro", escreveu na madrugada de segunda-feira (15) o ministro, que está nos Estados Unidos e visitou a sede da empresa SpaceX.
Horas depois, Faria afirmou que, em breve, Elon Musk estará no país para oficializar a suposta parceria: "Em breve, Elon Musk estará no Brasil para conectarmos as escolas rurais e protegermos a Amazônia utilizando a tecnologia da SpaceX/Starlink. A gente no governo não tem otimismo e não tem pessimismo, a gente faz acontecer!!! Eu acredito no Brasil!!". Até o fechamento da matéria, o empresário não havia se manifestado publicamente sobre o anúncio do ministro.
Elon Musk é o homem por trás do ambicioso projeto Starlink, que tem como objetivo cobrir o planeta com uma espécie de "constelação de satélites" para prover internet banda larga em pontos antes não atendidos. Até o momento, cerca de 4,5 mil satélites da empresa orbitam a Terra em baixa altitude, mas a ambição é de que o número chegue 30 mil.
Conforme o ministro das Comunicações, a tecnologia dos satélites Starlink possibilitaria conectar escolas brasileiras localizadas em áreas não contempladas por serviços de internet e facilitaria o monitoramento feito pelo governo sobre a Amazônia.