"A partir do brainstorm, surge o briefing. Mas atenção! É preciso estar atento ao budget e ao deadline do job." Caso você não tenha entendido o que a frase anterior quer dizer, fique tranquilo: agora, o WhatsApp tem uma ferramenta para traduzir termos que são comumente utilizados nos ambientes de trabalho. Essa é a proposta do "Me Bote na Conversa", um chatbot recentemente lançado pela Meta (novo nome do Facebook) em parceria com a consultoria Indique uma Preta e a agência MOOC.
Tendo em vista que muitas pessoas não têm fluência em inglês e que os termos são frequentemente usados nos ambientes de trabalho, a iniciativa busca tornar a comunicação mais inclusiva, a fim de quebrar a barreira linguística no meio corporativo. O recurso opera por meio de uma conversa automatizada no WhatsApp que pode ser acessado por qualquer pessoa.
— Pessoas que não tiveram acesso ao aprendizado de inglês podem se sentir deslocadas ou desconfortáveis no ambiente de trabalho. Isso pode deixar uma reunião, apresentação ou mesmo troca de informações diária pouco inclusivas. Idealmente, todas as empresas e agências usariam o português em todas as conversas e isso estaria resolvido. Mas sabemos que em empresas multinacionais, ou nas que as atendem, a troca de informações não tem esse controle total. Então o Me Bote na Conversa é uma ferramenta que ajuda a tirar todas as dúvidas com autonomia e privacidade. As definições estão todas simplificadas e aplicadas ao dia a dia — explica Fernanda Guimarães, head do Creative Shop da Meta no Brasil.
Para acessar a ferramenta, basta adicionar o número (11) 93456-5026 na agenda do celular ou clicar neste link para iniciar uma conversa. Em seguida, é só acessar o chat no WhatsApp e digitar o termo que deseja ser traduzido. Ao digitar "deadline" por exemplo, o bot informa que é "uma data combinada para a entrega de um trabalho" e ainda descreve a forma correta de pronunciar o termo em inglês.
A base de dados já conta com mais de 350 termos e que são os mais usados nas empresas. A ferramenta também funciona de forma colaborativa e os usuários podem sugerir novas palavras para serem incluídas.