Desde o início da tarde desta segunda-feira (4), o WhatsApp apresenta instabilidades e está fora do ar, assim como o Instagram e o Facebook, também de Mark Zuckerberg. Os problemas são enfrentados por usuários do mundo todo, não apenas no Brasil. A pane é um dos assuntos mais comentados no Twitter.
Confira o que se sabe até o momento:
Quando as redes sociais saíram do ar?
Por volta das 12h50min, WhatsApp, Instagram e Facebook começaram a dar sinais de instabilidade. Os três aplicativos, que pertencem ao grupo Facebook, encontram-se fora do ar desde então.
Qual foi a causa do problema?
Ainda não há informações sobre o que levou as três redes sociais a saírem do ar no mundo todo.
O Facebook não revelou a possível causa da interrupção, mas especialistas em segurança cibernética disseram que encontraram sinais de interrupção nas rotas que conectam as pessoas à rede social. Especialistas cogitam que problemas nos servidores DNS (que convertem os nomes dos domínios em endereços IP) de Facebook, Instagram e WhatsApp levaram à queda do serviço.
"O Facebook e suas propriedades relacionadas desapareceram da internet em uma enxurrada de atualizações do BGP (sigla em inglês para Protocolo de Porta de Entrada)", tuitou John Graham-Cumming, diretor de tecnologia da empresa de web Cloudflare.
Ele acrescentou que minutos antes de os serviços serem desconectados, houve "muitas (...) mudanças (principalmente retiradas de rota)".
A indisponibilidade do Facebook afeta também outros serviços, como jogos em rede, que utilizam a conta da rede social para realizar a conexão.
A interrupção ocorre um dia depois de uma mulher aparecer na televisão norte-americana para revelar sua identidade após vazar documentos para as autoridades, alegando que o Facebook sabia que suas plataformas estavam alimentando o ódio e prejudicando a saúde mental de crianças e adolescentes.
O que dizem as plataformas?
As três redes sociaisinformaram via postagens no Twitter que trabalham para restabelecer o funcionamento das três redes sociais do conglomerado de Mark Zuckerberg.
"Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", escreveu o Facebook. O mesmo texto foi publicado no perfil do WhatsApp. O Instagram disse que está trabalhando na solução do problema e pediu paciência.
A queda do Facebook afeta também outros serviços, como jogos em rede, que utilizam a conta da rede social para realizar a conexão.
Qual a reação dos internautas?
Os usuários brincam com a corrida de todos pelo Twitter e também com as reações que tiveram ao perceber que os aplicativos estavam fora do ar.
Quais são as alternativas?
Sem o funcionamento do principal aplicativo de mensagens, existem alternativas para que ninguém fique sem comunicação, como os aplicativos Telegram e Signal.
O Telegram também caiu?
O Telegram também sofreu com reclamações. Usuários relataram dificuldades para envio de mensagens no aplicativo. Até o momento de publicação desta matéria, não havia informações sobre a dimensão do problema com o Telegram.
O Facebook perdeu seu domínio?
Segundo o G1, não. Usuários comentaram no Twitter que a falha teria feito o endereço "facebook.com" ficar disponível para venda em sites de registros de domínio. No entanto, a empresa ainda é proprietária desse endereço. De acordo com o site "Who.is", que indica os donos de domínio, o Facebook ficará com o endereço ao menos até 29 de março de 2030.
Já o domínio "whatsapp.com" seguirá com o domínio até 4 de junho de 2030, e o "instagram.com" até 4 de setembro de 2030.