A Comissão Europeia anunciou, nesta terça-feira (22), a abertura de investigação antitruste contra o Google por sua tecnologia de publicidade online. A ação quer determinar se a companhia distorce a concorrência, ao restringir, para outras empresas, o acesso aos dados dos usuários.
Em comunicado, a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, afirmou que o Google "está presente em todos os níveis da cadeia de publicidade online. Preocupa-nos que a empresa tenha tornado mais difícil a atuação de serviços de publicidade concorrentes", disse.
De acordo com a comissão, a investigação examinará "se o Google distorce a concorrência ao restringir o acesso de terceiros aos dados do usuário para fins publicitários em sites e aplicativos, reservando essas informações para seu próprio uso".
O Google fornece vários serviços de tecnologia que funcionam como intermediários entre anunciantes e editores para mostrar anúncios em sites, ou em aplicativos móveis. Em 2019, os gastos com publicidade na UE chegaram a cerca de 20 bilhões de euros.
Para a comissária, os serviços de publicidade online "são o cerne da forma como o Google e as empresas monetizam seus serviços" na internet.
"O Google coleta informações que são usadas para publicidade direcionada, vende espaços de anúncios publicitários e também atua como intermediário de publicidade", acrescentou ela.
De acordo com Vestager, a existência de um ambiente equilibrado "é essencial para todos".
"A concorrência leal é importante, tanto para que os anunciantes cheguem aos consumidores e para que as publicações vendam seu espaço para os anunciantes, quanto como forma de gerar receita", completou.
"Também vamos avaliar a política do Google sobre o rastreamento dos usuários para garantir que esteja de acordo com a norma de uma concorrência justa", afirmou a comissária.
Um porta-voz do Google disse à AFP, por sua vez, que "continuaremos nos relacionando de forma construtiva com a Comissão Europeia para responder às suas perguntas e demonstrar os benefícios dos nossos produtos para as empresas e os usuários europeus".
Segundo esta mesma fonte, "milhares de empresas europeias usam nossos produtos publicitários para alcançar novos clientes todos os dias (...). Fazem isso porque (os produtos) são competitivos e eficientes".