Uma questão que costuma gerar muita reclamação dos trabalhadores em home office é a internet. Velocidades de conexão baixas, sobrecarga de atividade, downloads trancando e videoconferência sem resolução podem ser resultado de falhas.
De acordo com o Speedtest, empresa que mede a velocidade das conexões de rede, o Brasil tem sofrido com baixas na velocidade de navegação, em particular dos downloads, desde o início da pandemia. Isso é explicado por fatores como o maior uso das bandas por pessoas que estão trabalhando de casa ou assistindo a filmes, vendo vídeos ou tendo aulas online.
De acordo com a especialista em Tecnologia da Informação Sylvia Bellio, CEO da empresa it.line, a retenção das pessoas dentro de casa modificou o perfil do acesso à internet, sobrecarregando o sistema residencial em períodos nos quais as operadoras não estavam acostumadas, como o turno da manhã.
Ela sugere que o usuário faça testes de conexão online e gratuitos para verificar se a velocidade atual é efetivamente a contratada ou se a entrega está deixando a desejar - o que deve levar o usuário a procurar sua operadora e cobrar providências. Atualmente, existem vários sites e programas que realizam gratuitamente testes de velocidade da internet, como SpeedTest ou o Fast.
Sylvia alerta, no entanto, que a velocidade contratada não necessariamente é a mesma que as operadoras devem entregar. A especialista em infraestrutura explica que, por causa da legislação brasileira e da própria infraestrutura de rede do país, as operadoras não são obrigadas a entregar 100% do pacote de internet contratado. Segundo uma pesquisa de 2017 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas costumam entregar, em média, apenas cerca de 65% da velocidade contratada.
— As pessoas precisam ficar atentas a essa questão, ainda mais nesse período em que o consumo de internet aumenta consideravelmente. Mas é recomendável cobrar a operadora caso menos de 40% da velocidade de conexão contratada esteja sendo disponibilizada — reforça.
Três sites para testar sua velocidade de conexão
SpeedTest - O site informa o número do IP, detecta os servidores ideais para testar e roda o experimento ao clicar em "iniciar". Pode ser testada a velocidade de navegação, de uploads e downloads.
Fast - O serviço faz o teste automático assim que o usuário entra no site.Há também informações como IP, latência, upload e localização do servidor.
Minha conexão - O site informa o número do IP e roda o teste automaticamente. Mostra a velocidade de conexão em relação à vizinhança, o que dá uma ideia de como está o serviço que você contratou.