Câmeras instaladas nas cidades de Taquara, no Vale do Paranhana (confira o vídeo abaixo), e em Porto Alegre registraram a queda de um meteoro na madrugada deste sábado (7). O meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 102 quilômetros com velocidade de 49,2 km/seg – o equivalente a impressionantes 177 mil km/h – e se extinguiu a uma altitude de 63,9 quilômetros de altitude, caindo sobre o Oceano Atlântico aparentemente sem causar quaisquer danos.
O fenômeno pôde ser visto rapidamente, ao longo de apenas 1,2 segundo por quem estava olhando para o céu no RS por volta das 3h40min da madrugada. Responsável pelo registro mais marcante do caso, o doutor em Engenharia Carlos Jung explica que meteoros caem com frequência sobre a Terra, mas que esse é o primeiro do meteoro do tipo fireball (bola de fogo, em inglês) com magnitude tão elevada registrado em 2020 pelo observatório mantido por ele em Taquara, chamado Observatório Heller & Jung. O fireball é um meteoro de forte brilho, superior ao do planeta Vênus, para quem vê da Terra.
A cor do meteoro, que aparenta ser um roxo ao entrar na atmosfera, chama atenção. Jung explica que a coloração do fireball foi essa mesma, já que não são utilizados filtros nas câmeras do observatório para registrar todo o espectro dos fenômenos celestes.