A SpaceX anunciou na terça-feira (18) uma nova sociedade para enviar quatro turistas à órbita mais distante já alcançada por um cidadão comum, em uma missão que poderá acontecer em 2022, com custo de US$ 100 milhões.
A empresa fechou um acordo com a Space Adventures, que serviu como intermediária para enviar oito turistas à Estação Espacial Internacional (ISS) por meio das naves espaciais russas Soyuz. O primeiro deles foi Dennis Tito, que pagou US$ 20 milhões por uma permanência de oito horas na ISS, em 2001. O último a fazer essa viagem foi Guy Laliberte, fundador do Cirque du Soleil, em 2009.
Segundo a proposta, os novos turistas viajariam na cápsula Crew Dragon, da SpaceX, que foi desenvolvida para transportar astronautas da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) e que deve fazer o seu primeiro voo tripulado nos próximos meses.
— Nossa meta é tentarmos chegar a uma, duas ou três vezes da altura da estação — disse Tom Shelley, presidente da Space Adventure.
A ISS orbita a 400 quilômetros sobre a superfície da Terra, mas a altitude exata da missão Space Adventures definiria a SpaceX, acrescentou Shelley. À princípio, poderia acontecer no final de 2021, ainda que "o mais provável é que ocorra em algum momento de 2022", informou.
A cápsula foi desenvolvida para levar astronautas da superfície da Terra à ISS. Com um espaço de apenas nove metros quadrados, não há áreas privadas para dormir, tomar banho ou usar o banheiro. A duração da missão dependerá do que os passageiros quiserem, acrescentou Shelley.
Semanas de treinamento
Questionado sobre o preço, Shelley ressaltou:
— Não é barato.
O custo para o lançamento de um foguete Falcon 9 é de US$ 62 milhões, de acordo com os números públicos, além da fabricação de uma nova cápsula Dragon. Poderia ultrapassar os US$ 100 milhões?
— Sua estimativa é correta, não posso comentar os números específicos, mas sim, esses são os componentes que estarão no custo total — ressaltou.
Diferentemente da viagem turística à estação, que precisou de seis meses de treinamento dos participantes em Moscou, essa missão precisará de quatro semanas de treinamento nos Estados Unidos.
Depois de 12 anos, a Space Adventures também quer enviar mais dois turistas em um foguete russo à ISS, em 2021. Em 2005, a empresa anunciou que enviaria dois turistas ao redor da lua, mas Shelley depois anunciou que essa missão estava cancelada.
Outras empresas relacionadas ao turismo espacial são a Virgin Galactic, de Richard Branson, e a Blue Origin, de Jeff Bezos. As duas estão desenvolvendo naves espaciais para enviar turistas para depois da linha do espaço, situada a cerca de 80 a 100 quilômetros da atmosfera terrestre. As passagens para viajar com a Virgin Galactic têm preços a partir de US$ 250 mil.
A oferta da SpaceX é muito mais ambiciosa e será impulsionada pelo foguete Falcon 9, que colocou satélites no espaço e enviou astronautas a ISS. Em paralelo, a Boeing está construindo uma cápsula tripulada chamada Starliner, que também tem a intenção de levar astronautas americanos a plataforma ISS.