A Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi) ingressará ainda neste ano no Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), entidade voltada a garantir boas práticas comerciais entre anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação.
A solicitação foi aprovada pela diretoria executiva do Cenp, após indicação feita por duas das fundadoras do conselho, a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert).
A formalização da entrada da Abradi ocorrerá no dia 10 de dezembro, em reunião do conselho superior do Cenp. A Associação Brasileira de Agência de Publicidade (Abap) e a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), também fundadoras do conselho, já adiantaram que aprovarão a indicação.
A Abradi representa cerca de 600 empresas desenvolvedoras de serviços digitais, inclusive agências. Define-se como "um ambiente democrático e inclusivo para todas as empresas que tenham as soluções digitais como foco prioritário de atuação". Adota como propósito central "a mobilização das agências digitais em torno de propostas de consolidação do setor e no auxílio às empresas associadas na gestão de seus negócios". A entidade estimula todos os associados "a colaborar ativamente na discussão de processos de excelência e a dialogar francamente com o mercado e os outros setores da sociedade".
— A representatividade da Abradi é elevada e está presente em vários Estados. Sempre esteve próxima do Cenp e sempre com muita disposição para o diálogo e o entendimento. Felizmente chegou o momento de se firmar um enlace institucional. A Abradi e seus associados muito contribuirão para a autorregulação ético-comercial — afirma o presidente do Cenp, Caio Barsotti.
A Abradi é a segunda entidade a tornar-se associada ao Cenp neste ano. Há dois meses, foi a vez da Associação Brasileira de Marketing & Negócios (ABMN), que reúne representantes de anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação.
Entre as atividades do Cenp, estão certificar a qualidade técnica de agências de publicidade, manter um depósito para comprovação pública das listas de preços dos veículos de comunicação, credenciar serviços de informações de mídia oferecidos pelas empresas especializadas, credenciar institutos e empresas para atuar na verificação de circulação dos veículos de comunicação impressos e atuar como fórum permanente de discussão técnico-comercial da área publicitária.