Quando, por comodidade, vinculamos contas de outros aplicativo no Facebook, todas as informações depositadas naquele app passam a fazer parte do hall de dados que a rede azul guarda sobre você. O like despretensioso em um comentário ou meme também ajuda a alimentar o estoque de dados sobre a sua personalidade.
- Primeiramente, você pode ter noção sobre o montante de informações que o Facebook sabe sobre você aqui. Nessa seção, é possível solicitar um arquivo com todo o histórico de informações que a plataforma armazenou sobre o usuário. Para acessá-la faça o seguinte: vá em Configurações > No canto superior esquerdo, clique em Suas informações no Facebook > Na sequência, vá em Baixar suas informações.
- O Facebook oferece algumas ferramentas que auxiliam as pessoas a ficarem menos expostas. Neste link, é possível configurar itens básicos de privacidade, como quem pode visualizar suas fotos publicadas, estabelecer o controle de acesso por terceiros da sua lista de amigos, quem pode ver seus comentários nas publicações etc. Para fazer essa mudança, acesse: Configurações > Na coluna esquerda, clique em Privacidade e edite os tópicos necessários.
- Preferências mais complexas, relacionadas ao tipo de conteúdo produzido por você utilizado pela plataforma para exibir anúncios podem ser reconfiguradas aqui. Na seção “suas informações”, é possível escolher que tipo de informação sua pode ser usada por anunciantes. Acesse Configurações > Na coluna esquerda, clique em Anúncios > Depois, vá em Seus interesses e desmarque os interesses que não lhe agradam.
- Na guia “configurações de anúncios”, você pode desativar a possibilidade de que dados de navegação em sites externos ao Facebook sejam usados para estabelecer a publicidade que será exibida. Para fazer essa mudança acesse: Configurações > Na coluna esquerda, clique em Anúncios.
- Em “suas categorias”, o usuário consegue, até mesmo, excluir informações traçadas por ele pelo Facebook. Configurações > Na coluna esquerda, clique em Anúncios. Depois, vá em Seus interesses > Clique na aba Suas informações e desmarque os tópicos que você deseja manter em sigilo.
- Quando seu perfil em um aplicativo é logado com o Facebook, informações básicas da sua conta na rede do Zuckerberg e sua lista de amigos passam a ser controladas pelo app. Por isso, é sempre bom dar uma conferida nesta página para ver quem tem acesso a esses dados. Caso apareça na lista um app que você não use mais, é possível removê-lo. Para alterar vá em Configurações > Na coluna esquerda, clique em Aplicativos e sites > Então, desmarque os aplicativos que não são usados por você e eles deixarão de coletar informações sobre suas atividades.
As amarras e o alcance do Google são ainda maiores que os do Facebook. Cada pesquisa feita — tanto por texto, quanto por voz — fica armazenada na nuvem e vai abastecendo o depósito de informações que a plataforma sabe sobre você, seu comportamento etc. Nas configurações, é possível, até mesmo, ouvir as pesquisas por voz feitas por você ao longo dos anos.
Agenda, contatos, Google fotos, drive, email e muito mais. Aqui estão armazenados e disponíveis para download os dados dos diversos produtos Google que usamos diariamente — e são vários.
Uma vez logado em sua conta Google, clique na sua foto — que fica no canto superior direito — e vá em Conta Google. Nesse setor, na coluna esquerda, aparecerão todos os tópicos editáveis.
- Na guia “dados e personalização” você pode pausar a coleta de dados que a plataforma faz durante seus movimentos na web. Por exemplo, histórico de localização, histórico de pesquisa no YouTube, entre outros, deixarão de ser observados.
- Caso você seja usuário da busca por comando de voz, talvez fique um tanto assustado com o que pode ver nesta seção. Ainda em “dados e personalização”, acesse atividade de voz e áudio e clique em gerenciar histórico. Ali, o usuário consegue ouvir novamente todas as pesquisas já feitas por meio deste comando. Todas as frases ditas estão armazenadas, contudo, as gravações podem ser excluídas e interrompidas.
- Em “dados e personalização”, na parte de personalização de anúncios — mais ao fim da página — é mostrado ao usuário quais assuntos gerais estão associados à sua conta. A partir daí, é possível remover temas que não lhe agradam ou incluir outros. Isso fará com que o tipo de propaganda destinada a você mude também.
- Aqui você — e o Google — conseguem ver os locais pelos quais passou, os modais utilizados e o período em que ficou em cada localidade.