Uma descoberta a respeito do quadro A Virgem com o Menino São João Batista, adorando o Menino Jesus, acompanhados por um Anjo, uma das obras de Leonardo da Vinci, foi feita recentemente. Após uma análise da pintura, descobriu-se que há uma composição escondida abaixo do desenho. As informações são da BBC.
O que os especialistas encontraram foi um projeto inicial elaborado por Da Vinci. Os desenhos são bastante diferentes da pintura final, que fica na National Gallery, em Londres. Na primeira versão, o anjo e o Cristo bebê foram originalmente posicionados mais acima no desenho final, com o primeiro voltado para fora e olhando para baixo. Entretanto, não se sabe por que Leonardo abandonou sua composição original.
Os traços ocultos foram revelados usando um sistema de raio X e imagens infravermelhas e hiperespectrais. Da Vinci foi contratado para pintar a Virgem das Rochas – nome pelo qual a pintura é conhecida – para decorar um retábulo de capela em Milão em 1483.
Em uma pesquisa sobre a imagem realizada em 2005, foi possível perceber que a postura da Virgem havia sido alterada em sua versão final, mas, em relação às outras figuras, o que se tinha eram apenas indícios.
— Em 2005, a figura da Virgem ficou muito clara. Desta vez, pudemos ver um anjo e um menino Jesus que não foi possível ver antes. Podíamos ver algumas linhas, mas não conseguíamos ver o que era — disse Marika Spring, chefe de ciência da National Gallery.
Uma versão diferente da pintura está no museu Louvre, em Paris. Em 2011, as duas versões foram reunidas para uma exposição.