Foram poucos metros sobrevoando acima do solo, mas o suficiente para a empresa SpaceX dar um grande passo no desenvolvimento do seu próprio foguete, o Starhopper, que tem como objetivo levar pessoas para a Lua e Marte. O voo aconteceu nesta quinta-feira (25), no Texas, nos EUA. As informações são do canal de notícias estadunidense CNBC.
Esta nave é o protótipo do veículo da SpaceX chamado Starship. A empresa está construindo este foguete para atingir sua meta de transportar até 100 pessoas nos voos espaciais. Após meses de teste, esta foi a primeira vez que a aeronave ficou acima do solo.
O grande diferencial desta nave é que ela está sendo construída para ser reutilizável, ou seja, o foguete inteiro poderá ser lançado novamente como se fosse um avião. Atualmente, a companhia é capaz de pousar e reutilizar parte de seus foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy. Entretanto, especialistas acreditam que — caso o plano dê certo —a Starship ajudaria a reduzir os custos envolvidos no lançamento de cada foguete.
Elon Musk, CEO da SpaceX, comemorou o sucesso do primeiro passo dado e afirmou em outra mensagem que a empresa tentará levar o Starhopper a mais de 200 metros para outro teste "em uma semana ou duas".