As autoridades reguladoras dos Estados Unidos alertaram o Facebook acerca da possibilidade de mau uso da libra, criptomoeda que a rede social pretende lançar em 2020, afirmou nesta segunda-feira (15) o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.
— O Tesouro tem grandes inquietações de que a Libra possa ser mal utilizada, para lavar dinheiro — disse.
Ele acrescentou que o Facebook "tem muito trabalho a fazer para convencer" o governo de que pode lançar a criptomoeda, alcançando um "nível muito alto antes de ter acesso ao sistema financeiro".
— Quer sejam bancos, ou não, estão sob o mesmo marco regulatório — acrescentou Mnuchin à imprensa na Casa Branca.
O Facebook anunciou no mês passado seu plano para lançar a Libra no início de 2020. A moeda permitiria que milhões de pessoas sem acesso aos bancos passassem a integrar o sistema financeiro por seus smartphones.
Mnuchin disse que o Tesouro saúda as "inovações responsáveis" que melhoram a eficiência do sistema financeiro, mas acrescentou que "nosso principal objetivo é manter a integridade do sistema financeiro e protegê-lo do abuso".
Ele acrescentou que os reguladores se reuniram com os diretores do Facebook para discutir este ponto e como a plataforma pode impedir que a criptomoeda seja usada para atividades criminosas.