A gigante americana Apple anunciou novidades em sua linha de produtos durante o WWDC 2019, o congresso para desenvolvedores da empresa, que acontece em São José, capital do Vale do Silício, na Califórnia. Entre os anúncios, está a atualização do sistema operacional da empresa responsável pelos iPhones para o iOS 13 e o encerramento das atividades do iTunes, que estará segmentado em outros aplicativos. Veja abaixo:
iOS 13
O novo sistema operacional da empresa chega com uma série de novidades. A que chamou mais atenção foi o modo noturno. Em tons azuis e pretos e com menor incidência de brilho, o modo permitirá maior economia de bateria. O objetivo é dar maior conforto para quem utiliza o celular durante a noite.
Outra novidade é a otimização de espaço e de tempo no dispositivo. A Apple promete um pacote de atualização 60% menor do que o atual e metade do tempo de abertura de aplicativos, comparado com o iOS 12.
Em tentativa de concorrer com o Google Street View, a Apple anunciou também uma atualização no seu aplicativo de Mapas. Agora, um modo de visualização de ruas 3D estará disponível para os usuários.
A nova atualização do sistema operacional estará disponível para iPhones a partir do 6S, iPad Pro, iPad Air 2 e iPad Mini 4.
iPadOS
Pela primeira vez, a Apple terá sistemas operacionais diferentes para iPhones e iPads. Com isso, os novos aparelhos não terão o sistema iOS instalado. O novo sistema permitirá maior personalização de tela e otimizará o uso do usuário. Outro anúncio para os tablets da empresa é a compatibilidade com pen drives e cartões SD.
Apple Watch
O relógio inteligente da Apple também ganhará um sistema operacional mais autônomo. Agora, desenvolvedores de software não dependerão mais de um iPhone para fazer seus aplicativos funcionarem nos relógios da empresa. A ideia é fazer com que o usuário possa baixar um aplicativo direto do seu Apple Watch.
Mac Pro
A linha de desktops da empresa também terá atualização. O novo Mac Pro terá um processador de 28 núcleos e memória RAM de até 1,5 tb (terabyte). O monitor também será aperfeiçoado: qualidade 6K em uma tela de 32 polegadas.
Tamanha qualidade e potência resulta nos altos preços. Nos Estados Unidos, o computador custará $5.999 e o monitor $4.999. Assim, um computador completo sairá por $10.999, ou, aproximadamente, 43 mil reais.
Encerramento do iTunes
O iTunes não será continuado pela empresa. O aplicativo foi desmembrado em três novas funções: TV, Podcast, e Música. Cada um funcionará de forma independente.