O mercado dos cartões de crédito sem taxas e direto no smartphone ganhou um concorrente de peso nesta segunda-feira (25) nos Estados Unidos. De olho em um segmento que se expande no mundo impulsionado pelas fintechs — startups que inovam serviços financeiros —, a Apple apresentou o Apple Card, que será oferecido diretamente pela gigante do Vale do Silício.
— Todos nós precisamos dos cartões de crédito. Mas há algumas experiências de uso que podem ser muito melhores. Por isso, vamos mudá-las totalmente. Hoje, apresentamos um novíssimo serviço, e nós o chamamos de Apple Card — disse, sob aplausos, o CEO da Apple, Tim Cook.
O produto chegará ao mercado americano no terceiro trimestre deste ano, em uma parceria com o banco Goldman Sachs e a bandeira Mastercard. Mas os brasileiros que já ficarem interessados precisarão de paciência: ainda não há qualquer previsão do Apple Card ao Brasil.
Preocupação com a privacidade
A solicitação poderá ser feita a partir do iPhone, e em questão de minutos o cartão digital estará criado, garante a Apple. O suporte ao usuário será prestado 24 horas por dia via Messages. Ele não terá anuidade e também é livre de outras taxas.
Para criar o Apple Card, será preciso acessar o aplicativo Apple Wallet, que permite aos usuários armazenarem cartões de crédito, débito, entre outros. Com o esse cartão digital, a promessa é de que o cliente possa usá-lo em qualquer lugar que aceite o serviço da Apple, o Apple Pay. Por meio desse aplicativo, é possível acompanhar os gastos e verificar saldos, por exemplo.
Haverá, ainda, um cartão físico, feito de titânio, que mostrará apenas o nome do usuário em um design minimalista — as informações como número e código de segurança ficarão no aplicativo. Esse cartão físico será para compras em estabelecimentos e países que não possuem o sistema Apple Pay, e nessas compras os clientes receberão 1% de volta dentro do programa de fidelidade. Na apresentação, a empresa fez questão de reforçar em diversos momentos que se preocupa com a privacidade.
— A Apple não sabe o que você comprou, onde você comprou, e quanto você pagou por isso — disse Jennifer Baile, vice-presidente do Apple Pay.
Na mesma ocasião, a companhia anunciou a Apple TV+, serviço de conteúdo de streaming, e o Apple Arcade, que reunirá cerca de cem jogos exclusivos mais complexos e pesados, que costumam cobrar pelo download.