Um dos assuntos mais comentados da noite desta segunda-feira (20) no Twitter é a proximidade do planeta Júpiter em relação à Lua. Nos lugares onde o céu apresenta boas condições, é possível ver um pontinho brilhante logo acima do satélite natural da Terra. Quem correu para postar fotos na rede social estava encantado com o fenômeno, que não é tão raro assim, mas ganhou uma ajudinha da lua cheia neste mês.
O astrônomo, físico e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Luiz Augusto da Silva explica que a maior proximidade entre Júpiter e a Lua costuma acontecer uma vez por mês, não necessariamente quando há lua cheia. O astrônomo afirma que mesmo com nuvens ralas, é possível ver o astro.
— A gente vê Júpiter sempre, com a lua próxima ou não, porque Júpiter é o quarto astro mais brilhante no céu. Hoje, a lua está dando uma mãozinha porque está ali pertinho, iluminando.
O professor cita que se as pessoas observarem o céu na terça-feira podem perceber que eles estarão mais afastados, porque a lua se movimenta e estará um pouco mais longe de Júpiter.
— Júpiter é sempre bonito de ver. O que está acontecendo hoje em dia é que as pessoas tem mais facilidade de comunicação e de divulgar informações. Então elas devem ter observado a lua cheia e isso deve ter chamado atenção das pessoas.
O professor complementa que as redes sociais ajudam as pessoas a se familiarizarem mais com os conteúdos de astronomia.
Veja algumas manifestações na rede social: