O Google anunciou nesta terça-feira (19) uma nova plataforma de videogames por streaming chamada Stadia, que permite jogar e criar games instantaneamente online, eliminando a necessidade dos consoles. A gigante tecnológica anunciou que a Stadia ficará disponível nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa no fim deste ano. Ainda não há previsão de chegada no Brasil.
Com essa plataforma de "nova geração" será possível jogar em todos os tipos de aparelhos (tablets, smartphones, televisores com Chromecast) games sofisticados, sem problemas e sem ter que baixá-los, explicaram os diretores da empresa durante o Game Developers Conference (GDC), evento que reúne, em São Francisco, nos Estados Unidos, os maiores desenvolvedores de jogos.
— Estamos à beira de uma grande revolução nos jogos — disse Jade Raymond, diretor da Stadia Games and Entertainment, na apresentação.
A "nuvem" é considerada o futuro dos videogames, seguindo o modelo criado pela Netflix para o conteúdo audiovisual, ou pelo Spotify para a música.
Em parceria com a Ubisoft, o Google tinha anunciado há alguns meses o uso da famosa franquia "Assassin's Creed" para testar esta tecnologia de jogos em streaming, que deve oferecer a mesma qualidade dos consoles, mas com o serviço online. A empresa também apresentou um novo controle que pode ser usado em "games" individuais ou de vários participantes baseados na nuvem.
O CEO do Google, Sundar Pichai, disse que a iniciativa pretende "construir uma plataforma de jogos para todos".
— Acho que podemos gerar uma grande mudança, reunindo a totalidade do ecossistema — disse Pichai na apresentação.
O Google afirmou que está trabalhando com mais de 100 desenvolvedores de jogos, adaptando títulos para a plataforma ou até criando produções próprias.
Na conferência, a companhia fez uma demonstração de um jogo de velocidade baseado em nuvem em diversos dispositivos. Mas a empresa não deu detalhes específicos sobre como monetizará o novo serviço ou pagará aos desenvolvedores.