Arqueólogos encontraram na antiga cidade de Pompeia, na Itália, um novo afresco — obra feita sobre uma parede, com base de gesso ou argamassa. A cena retrata Leda, rainha de Esparta da mitologia grega, nua e seduzida por um cisne branco pousado em seu colo, que na verdade trata-se de Zeus, rei dos deuses do Olimpo, transformado no animal. As informações são do portal G1.
A pintura mitológica é uma das que frequentemente são encontradas em casas da antiga cidade próxima de Nápoles, soterrada no ano 79 d.C após a erupção do vulcão Vesúvio, que causou a destruição de Pompeia. De acordo com informações do Parque Arqueológico de Pompeia, histórias envolvendo Leda e Zeus tinham uma certa popularidade na cidade.
Em seu perfil no Instagram, o diretor-geral do parque, Massimo Osanna, comentou que " as descobertas extraordinárias continuam". Ao longo de 2018, as escavações trouxeram outros achados significativos, como esqueletos humanos e os restos de um cavalo.
Além disso, também foram recentemente descobertas inscrições que indicam que o vulcão teria entrado em erupção dois meses mais tarde do que se imaginava. Atualmente, Pompeia é um dos mais famosos sítios arqueológicos do mundo e está entre as principais atrações turísticas da Itália.