O diretor da empresa aeroespacial SpaceX, Elon Musk, que já declarou o desejo de fazer dos seres humanos uma espécie multiplanetária, aproximou-se mais de seu objetivo após sua companhia ter sucesso no primeiro teste do Falcon Heavy, seu mais poderoso foguete até então.
Com 27 turbinas, o foguete, que é o exemplar com maior capacidade de transporte já lançado por uma empresa privada, partiu do Kennedy Space Center, localizado no Cabo Canaveral, na Flórida, às 18h45min de segunda-feira (5). Dez minutos depois, Falcon Heavy liberou a nave para o voo espacial e suas turbinas retornaram à Terra.
O foguete também enviou para o espaço uma nave com o carro esportivo Tesla Roadster a bordo, com o objetivo de fazer com o veículo possa chegar próximo à órbita de Marte.
Fruto de três foguetes Falcon 9, o Falcon Heavy é hoje o maior exemplar do mundo, sendo capaz de carregar até 70 toneladas e podendo reutilizar suas turbinas após o lançamento.
Na semana passada, Musk revelou que a empresa SpaceX está trabalhando em um sucessor que tenha capacidade de transportar passageiros, dando continuidade ao seu plano de colonização multiplanetária.