A Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (Abia) afirma que seu perfil no Facebook foi retirado do ar por algumas horas, no sábado (28), depois de publicar uma imagem histórica da peça "Cabaret Prevenção". O post foi eliminado pela rede social.
Conforme a Abia, a imagem bloqueada "mostra vários homens com os dorsos nus e em posição de expressão da sua sexualidade", mas "não tem cena de nudez ou sexo explícito". Em nota, a Abia definiu-se como "a mais recente vítima do avanço das forças conservadoras que afetam o Brasil e atuam nas redes sociais na linguagem do algoritmo".
"Cabaret Prevenção", informou a entidade, foi montada em 1995 por Vagner de Almeida, consistindo em uma "das últimas montagens teatrais encenadas no palco do maior teatro de reduto gay dos anos 1970 e 1980, o Teatro Alaska, na Zona Sul carioca, adquirido mais tarde pela Igreja Universal". O post foi publicado como parte das comemorações pelos os 30 anos da Abia, fundada em 1987 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
No fim da tarde de terça (31), o Facebook divulgou uma nota em que diz que "é um lugar para que as pessoas e as organizações se expressem sobre os temas que são importantes para elas. A remoção da foto foi um erro e o conteúdo já foi restaurado. Pedimos desculpas pelo ocorrido".
O Facebook tem sofrido críticas pelas suas políticas internas referentes a publicações sobre sexo, violência e terrorismo.