O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou oito pessoas, que não tiveram os nomes revelados, pelo assassinato de dois adolescentes, em abril do ano passado, em Porto Alegre. Os irmãos Marina Maciel dos Santos, 16 anos, e João Francisco Maciel dos Santos, 14, morreram em um ataque a tiros no bairro Cascata, na zona sul da cidade.
O grupo denunciado virou réu pelos dois homicídios e outras três tentativas de homicídio. Conforme o promotor de Justiça André Azevedo Coelho, que ofereceu a denúncia, os crimes têm qualificadoras de motivo torpe, recurso que dificultou a defesa das vítimas e meio que resultou em perigo comum.
Por trás da ação que resultou na morte dos adolescentes está uma facção criminosa. Segundo o MP, a motivação foram desavenças envolvendo o tráfico de drogas. O objetivo era apavorar a comunidade e afrontar rivais com domínio na região.
Por isso, os criminosos passaram pelo local em um carro, atirando a esmo, na direção de quem estava na rua. Naquela noite, o casal de irmãos havia saído de casa para comprar refrigerante em uma padaria próxima, quando foi atingido pelos disparos.
A denúncia foi recebida ainda no final do mês passado, mas foi divulgada apenas nesta segunda-feira (7) pelo MP. Os oito réus também foram denunciados por receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e organização criminosa armada.