Santa Maria chegou ao 55º homicídio em 2024 — o mesmo número registrado em todo o ano de 2023. A vítima do caso mais recente foi identificada como João Augusto de Lima, 43 anos. Ele estava internado desde 2 de setembro, quando foi agredido e apedrejado em uma rua do Bairro Carolina por uma jovem de 23 anos. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu um mês depois, na quarta-feira (2).
Conforme a Polícia Civil, os dois conversavam na rua na madrugada de 2 de setembro, quando houve um desentendimento. A jovem, que não teve a identidade divulgada, começou a atacar Lima a socos e chutes. Imagens de câmeras de segurança obtidas pela investigação mostram que ele cai, aparentemente desacordado, enquanto a mulher busca uma pedra e volta a agredir a vítima na cabeça. Ela dá seis pedradas no homem, volta, acerta ele novamente e depois vai embora.
Nas imagens, foi constatado que havia mais uma pessoa com os dois, que deixou o local no início da briga. O homem foi ouvido e liberado. Conforme a investigação, os três se conheciam apenas da rua e seriam usuários de drogas. A jovem disse aos policiais que a vítima teria lhe dito algo que ela não gostou. Ela foi presa preventivamente em 23 de setembro e segue detida desde então. A mulher já tinha antecedentes por posse de drogas.
Lima foi socorrido e encaminhado para o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), onde permaneceu internado até morrer.