O Tribunal do Júri condenou, nesta terça-feira (10), um homem por tentativa de feminicídio, estupro e roubo cometidos contra a vizinha dele em abril de 2022, no bairro Vila Nova, na zona sul de Porto Alegre. Ele terá que cumprir pena de 39 anos e dois meses de reclusão, em regime inicial fechado.
Segundo a denúncia do Ministério Público, a vítima, na época com 71 anos, foi surpreendida pelo réu, de 35 anos, que estava escondido na residência dela. Conforme o Ministério Público, o homem usou um pedaço de tecido para asfixiar a idosa até ela desmaiar para cometer o abuso sexual e matá-la.
O Tribunal do Júri aceitou todas as qualificadoras pedidas pelo Ministério Público: asfixia, assegurar impunidade de outro delito, condição de gênero e emboscada. Também foi aceita uma causa de aumento de pena pelo crime ter sido cometido contra uma vítima com mais de 60 anos.
O laudo pericial comprovou que a vítima foi estuprada. Foram levados da residência um celular, uma televisão, uma máquina de cortar cabelo, além de uma quantia em dinheiro e um cartão de crédito. Cabe recurso da sentença.