Em solo paulista, a Polícia Civil gaúcha cumpriu, nesta quarta-feira (18), 16 mandados de busca e apreensão de itens que seriam usados por quadrilha especializada em aplicar o golpe do 0800 ou da falsa central telefônica. O grupo teria feito vítima do Rio Grande do Sul e causado prejuízo de pelo menos R$ 200 mil.
— Esses mandados são cumpridos em residências de pessoas que receberam os valores ou que receberam as compras que foram feitas no cartão de crédito da vítima — detalha a delegada Luciane Bertoletti, da 3ª Delegacia de Polícia de Canoas.
Na casa dos suspeitos, foram encontrados cartões de crédito, celulares, notebooks, HDs e diversas máquinas de cartões bancários. As procuras por itens usados para a aplicação do golpe e que foram adquiridos com dinheiro proveniente da fraude aconteceram nas cidades de São Paulo, Barueri e Tiradentes.
Quatro investigados foram encaminhados para delegacia para prestar esclarecimentos. Em depoimento, dois confirmaram a participação no crime. Eles teriam administrado a conta das vítimas e, por isso, recebiam parte dos valores angariados com o crime. Os outros dois suspeitos negaram envolvimento. Nenhum deles ainda foi preso.
As diligências, cumpridas com apoio da polícia de São Paulo, são mais uma fase da operação Linha Cruzada. A ofensiva interestadual teve início em novembro de 2022 e contou com um desdobramento em outubro do ano passado. Até o momento, 31 pessoas já foram presas e 45 mandados foram cumpridos.
Prejuízo de R$ 200 mil
Segundo a delegada, esta terceira etapa da ofensiva é resultado de um ano de investigação e surgiu após a denúncia de uma vítima de Canoas, na Região Metropolitana, que teria sofrido mais de R$ 200 mil em prejuízos. Os criminosos teriam angariado os valores por meio de desvios financeiros, compras no cartão de crédito e transferências bancárias.
A investigação também apurou que diversos objetos foram adquiridos pelos criminosos a partir desse crime de estelionato. Os itens foram entregues a diferentes endereços de São Paulo.
Todo o valor angariado pelos bandidos foi bloqueado pela Justiça a pedido da Polícia Civil.
— O interessante é que nós conseguimos resgatar e restituir o valor total para a vítima. Ela teve um primeiro prejuízo, mas depois foi totalmente ressarcida — detalha a delegada Luciane.
O golpe
Na chamada “Falsa Central de Atendimento” ou “Falso 0800”, os criminosos se passam por funcionários de instituições financeiras e, por meio de ligação telefônica, induzem a vítima a realizar movimentações bancárias em favor do grupo criminoso.
Como funciona
- A vítima recebe um SMS informando que há uma transferência da sua conta ou compra no cartão de crédito, e caso deseje contestar, deve entrar em contato pelo número de 0800 indicado na mensagem.
- Em algumas ocasiões, os criminosos também fazem o contato a partir de ligações.
- As vítimas acreditam que, de fato, estão falando com sua instituição financeira em razão do número de 0800 e da simulação. Na falsa central, a vítima ouve um atendimento eletrônico e, em seguida, o falso atendente cita o nome do banco.
- O criminoso solicita, então, que a vítima forneça dados bancários sensíveis, como a senha e número do cartão de crédito. Em algumas ocasiões, podem pedir para que a vítima efetue um Pix de teste para averiguar a situação.
- A partir dessas abordagens, os bandidos conseguem acessar contas e efetuar compras no nome de outras pessoas, pulverizando o dinheiro das vítimas.
Fique atento
- Se receber esse tipo de contato por ligação ou SMS, desconfie na hora.
- Os bancos não realizam esse tipo de contato, solicitando aos clientes para baixarem aplicativos.
- Desligue o telefone, se for uma chamada, e entre em contato com o banco por meio dos canais oficiais e de um outro telefone.
- Caso seja vítima, entre em contato com seu banco imediatamente e registre o fato na Polícia Civil. É possível fazer isso diretamente em uma delegacia ou pela Delegacia Online.
Fonte: Polícia Civil e Febraban