A presença da Força Nacional no território gaúcho será encerrada na próxima semana. Os agentes vieram ao Rio Grande do Sul em maio para reforçar ações de policiamento ostensivo, de salvamento e buscas durante a enchente.
Inicialmente com prazo até o fim de julho, a atuação foi prorrogada até 18 de agosto. Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Estado, não haverá nova prorrogação.
— O Ministério informou que seria possível até 19 de agosto e foi tratado assim. O Estado tem aproximadamente 28 mil policiais no sistema de segurança, e estamos trabalhando para segurar esses indicadores. Sabemos que esses apoios vêm por um período, e já conseguimos nos organizar dentro da estrutura que nós temos — considerou o secretário Sandro Caron.
A renovação do prazo não foi pleiteada pelo governo estadual. Nesta quinta-feira, a SSP divulgou os indicadores de criminalidade de julho, sendo o mês com menor número de vítimas de homicídios no Estado desde 2010.
— O governo do Estado vem liberando uma quantidade muito grande de recursos para pagamento de horas extras, de modo que a gente aumenta a ostensividade nas ruas. Não é só reduzir indicador, é também trazer sensação de segurança para a população — ressalta Caron.