
Um homem de 40 anos foi preso preventivamente pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (27), suspeito de manter uma mulher em cárcere privado por mais de um ano. A prisão ocorreu na RS-239, próximo ao pórtico de entrada de Parobé, no Vale do Paranhana. Ele deve responder por violência doméstica.
Segundo o delegado Clóvis Nei da Silva, responsável pela investigação, a vítima estava trancada em uma residência localizada no bairro Bela Vista e foi resgatada nesta tarde. Ela não teve a idade divulgada.
— Ela estava no cárcere e vulnerável, em circunstâncias que também caracterizam violência doméstica. Será encaminhada a exames clínicos e psíquicos e demais diligências para o esclarecimento dos fatos e devidos enquadramentos legais — diz o delegado.
De acordo com a polícia, o desaparecimento da mulher foi registrado em janeiro de 2024. Agentes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) também acompanharam o resgate. Ao ser preso, o homem optou por ficar em silêncio.
A investigação ocorreu no âmbito da Operação Elo de Proteção, ofensiva coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, voltada ao combate à violência contra mulheres e grupos vulneráveis.
A operação ocorre ao longo do mês de março com ações em todo o RS, envolvendo delegacias especializadas e unidades policiais do interior e da Região Metropolitana.