A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) registrou um boletim de ocorrência e iniciou a investigação sobre um casal de pessoas brancas que foi filmado imitando macacos em uma roda de samba em Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro, na noite da última sexta-feira (19). O caso é investigado como racismo. As informações são do portal g1.
A jornalista Jackeline Oliveira, que filmou a cena, compareceu à delegacia para falar sobre o caso. Em entrevista, ela afirmou que os dois não se sentiram constrangidos em nenhum momento.
A Decradi tenta identificar o casal, mas já sabe que quem aparece nas imagens é uma argentina, vinda de Buenos Aires para o Rio para participar do Fórum Latino-americano de Educação Musical, e um carioca. O caso teve grande repercussão nas redes sociais.
A reportagem apurou que a Decradi enviará um ofício ao consulado argentino pedindo informações sobre a mulher. Os investigadores querem saber onde ela está hospedada para intimá-la.
Após a divulgação do vídeo, o homem e a mulher excluíram suas redes sociais.
Segundo a vereadora Mônica Cunha (PSOL-RJ), presidente da Comissão de Combate ao Racismo da Câmara dos Vereadores do Rio, mais de 40 casos semelhantes registrados na capital fluminense foram denunciados e estão sendo acompanhados. A comissão foi criada no ano passado.
Fórum de Educação
Em uma rede social, o Fórum Latino-americano de Educação Musical confirmou que um dos envolvidos participou do evento, mas não é associado ao Fladem Brasil, além de não ter ligação com nenhuma atividade pedagógica, acadêmica ou cultural do evento.
Além de repudiar o ato, informou que solicitou à seção brasileira do Fórum que abra um processo para investigar a situação, conforme as leis brasileiras.
"Está sendo veiculado em mídias e redes sociais vídeos de duas pessoas brancas fazendo movimentos sugestivos de macacos durante a realização de uma roda de samba na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, na sexta-feira, dia 19/07/2024. Uma dessas pessoas participou do XXVIII Seminário Latino-americano de Educação Musical, que nesta oportunidade aconteceu na cidade, já que cada ano um país Latino-americano é anfitrião. Salientamos que tais pessoas não são associadas ao Fladem Brasil", diz a nota.