A Polícia Civil faz buscas a uma adolescente indígena que desapareceu em Santa Maria, na região central do Estado, na tarde desta segunda-feira (22). Samara Timóteo, 14 anos, foi vista pela última vez no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por volta das 10h. A jovem foi localizada em uma aldeia Guarani de Santa Catarina, na região do Morro dos Cavalos. Xainã, representante dos indígenas na UFSM, recebeu a informação de Santa Catarina e repassou para a família. Ele estava em contato direto com os familiares da adolescente. O pai dela, que é cacique da tribo Guarani de Santa Maria, já está a caminho para buscá-la.
Samara é estudante da Escola Estadual Guarani (Yvyra Ija Tenonde Vera Miri), situada no bairro Distrito Industrial. Ela é moradora da Aldeia Guarani de Santa Maria e filha do cacique Cesário Timóteo.
Conforme a delegada Luiza Souza, da Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), o desaparecimento foi registrado pela família na manhã desta terça-feira (23). Com isso, durante a tarde, equipes iniciaram buscas na região da universidade.
No boletim de ocorrência, foi relatado que a adolescente estava com a família em uma apresentação na UFSM, quando teve uma discussão com a mãe e saiu do local a pé, sozinha. A imagem mais recente encontrada pela polícia mostra Samara caminhando na RS-287, próximo da Base Aérea de Santa Maria.
Ainda de acordo com a delegada, a adolescente não conhecia a área e pode ter se perdido. Policiais estão em busca de mais imagens de câmeras de segurança e de informações com moradores das proximidades.