A operação da Polícia Civil desencadeada na manhã desta terça-feira (12) tem como objetivo desarticular um grupo criminoso que teria movimentado R$ 127 milhões em lavagem de dinheiro do tráfico de drogas nos últimos anos. São cumpridas 138 ordens judiciais de busca e apreensão, na chamada Operação Repasse, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Viamão. Os alvos são suspeitos de estarem envolvidos no esquema de lavagem de dinheiro.
Na Região Metropolitana, são cumpridas ordens judiciais em diversos municípios, entre eles Sapucaia do Sul, Gravataí, Cachoeirinha, Viamão, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga e Parobé. Em Porto Alegre, durante o cumprimento de mandados de buscas num condomínio foram presos dois suspeitos. No local, foram apreendidas uma quantia de dinheiro ainda não contabilizada, joias e drogas. Até as 10h, nove pessoas haviam sido presas.
Segundo a delegada Adriana Regina da Costa, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, até o momento já foram apreendidos pelo menos 20 veículos. O dinheiro localizado durante as buscas ainda é contabilizado, mas a estimativa da polícia é de que some cerca de R$ 1 milhão.