O corpo de José Carlos Lopes de Andrade foi velado neste sábado (24) na capela Ipê Roxo, no Memorial São Martinho, em Santa Maria, na região central do Estado. Após a cerimônia de despedida, ele foi enterrado no Cemitério Ecumênico. O idoso de 71 anos foi atacado e morto com golpes de faca no centro da cidade no final da tarde de quinta-feira (22).
A Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Santa Maria (DPHPP) investiga o caso. A reportagem de GZH apurou que as autoridades pretendem esclarecer o homicídio nos próximos dias. Até o momento, ninguém foi preso.
A vítima se apresentava como administrador de condomínios em seu perfil no Facebook. A pescaria era um de seus passatempos.
Andrade nasceu no distrito de Santa Flora, em Banhados, no interior de Santa Maria. Por quase quatro décadas foi proprietário de uma serralheria situada na Faixa Nova. Antes, também foi metalúrgico e empresário desse ramo. A partir dos anos 2000, virou empresário do setor imobiliário.
Do primeiro matrimônio teve três filhos. Do segundo casamento, teve mais um. Também era avô de quatro netos.
O crime
O idoso teria ido a uma contadora na Rua Ângelo Uglione. Conforme o relato de testemunhas, após tocar o interfone e aguardar por atendimento, ele teria sofrido o ataque a golpes de faca pelas costas e sem chances de defesa. O autor seria um homem que teria atravessado a rua, efetuado as facadas e fugido sem levar pertences da vítima.
O idoso foi socorrido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) do bairro Perpétuo Socorro. Porém, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
*Colaboraram Humberto Trezzi e Letícia Mendes